IV Jornada de Nutrição

Submissão de Trabalhos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser enviados para avaliação na forma de RESUMO EXPANDIDO.

2. Prazo para envio de trabalhos: 07/julho a 15/agosto/2014.

Errata:Prazo para envio de trabalhos prorrogado até o dia 17/08.

3. Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos: 19/agosto/2014

Errata: Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos: prorrogado para o dia 20/agosto/2014

  

1.0. NORMAS GERAIS

1.1. Somente os trabalhos aprovados na avaliação estarão aptos a serem apresentados no dia do evento.

1.2. Os certificados serão entregues aos apresentadores no final do evento.

1.3. Cada participante poderá submeter até 3 trabalhos.

1.4. A submissão de trabalhos está condicionada a inscrição de um dos autores no referido evento.

1.5. O pagamento da taxa de inscrição, por ocasião da submissão do trabalho, dá direito à participação na IV Jornada de Nutrição de apenas um dos autores (o que enviou o trabalho). Na hipótese de haver co-autoria do trabalho, identificar quem é o autor principal e quem será o relator, conforme formulário de inscrição. Os demais autor (es) inclusive professor(es) orientador(es), terão direito a certificado somente se estiverem inscritos no evento.

 1.6. A Comissão Científica entende que o conteúdo científico do trabalho é de responsabilidade dos autores. O(s) Resumo(s) deverão ser elaborados diretamente nos arquivos, disponíveis no site do evento. Os trabalhos deverão NECESSARIAMENTE estarem conforme  estabelecido  nas normas científicas da Jornada.

 1.7. As unidades utilizadas deverão ser escritas conforme o Sistema Internacional de Unidades (SIU). Caso haja a utilização de siglas, o significado destas deve estar explícito na primeira vez que aparecer no texto, exemplo: aleitamento materno exclusivo (AME). Nomes científicos e palavras estrangeiras deverão vir em itálico.

1.8. Os trabalhos deverão ser digitados rigorosamente conforme normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às normas técnicas da ABNT.

1.9. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no referido evento, os autores estarão outorgando, formal e graciosamente, à Faculdade Santo Agostinho o direito de reprodução dos referidos trabalhos nos Anais do evento.

1.10. Cada trabalho poderá constar, no máximo, até 06 (seis) co-autores. Cada trabalho será avaliado e pontuado por um avaliador. Os resumos expandidos não deverão ser identificados com os nomes, na inscrição de trabalho(s) o(s) autor(es) deverá(ão) ser identificado (s) por meio de CPF. Os mesmos só serão identificados no formulário de inscrição se tiverem efetivado suas referidas inscrições no evento.

1.11 . Seção (área de conhecimento) para encaminhamento dos trabalhos (Quadro 1):

Quadro 1. Seções das áreas de conhecimento para a submissão de trabalhos:

Área de conhecimento

Alimentação Coletiva
Saúde Pública
Nutrição Clínica
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Nutrição Esportiva

 

2.0. MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Os trabalhos inscritos na IV Jornada de Nutrição FSA deverão ser apresentados em forma de resumo expandido, obedecendo às modalidades de revisão bibliográfica e projetos de pesquisa com resultados.

 

3.0.  ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

3.1.Titulo: Centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito. Não deve constar a palavra título no início do parágrafo.

3.2. Autor (es): Em letra maiúscula/minúscula, marcar o nome do apresentador (sublinhado e negrito). Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), com endereço completo e e-mail do autor principal. Para os demais autores, devem constar o nome completo da instituição, cidade e estado.

3.3. Corpo do resumo: O resumo expandido deverá ser preparado com no mínimo duas e no máximo quatro páginas (formato A4), margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman tamanho 12, sem numeração e corpo de texto justificado. Todo o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas. O resumo expandido deverá ter a seguinte estrutura: Título; Autores; Instituição; Resumo com no máximo 230 palavras; Palavras chave; Introdução com justificativa, explicitando o objetivo do estudo; Metodologia com tipo do estudo, variáveis, amostragem, tratamento estatístico; Resultados e Discussão; Conclusões, Agradecimentos e Referências no formato ABNT. As palavras–chave devem ser no mínimo três e, no máximo, cinco, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula. As figuras e gráficos devem ser inseridos após o item conclusões, numerados consecutivamente, na mesma seqüência em que são citados no texto, sendo que cada figura ou tabela deve ter uma legenda auto-explicativa. As tabelas não devem ultrapassar as margens do texto. A forma de envio será por meio digital, no formato PDF com até 02MB de tamanho. Obs.: Não serão aceitos resumos de trabalhos não cadastrados na Plataforma Brasil e não aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (quando aplicável), cujo número do protocolo (CAAE) deverá ser informado no ato da submissão e no corpo do resumo expandido.

Os resumos expandidos em desacordo com as normas estabelecidas não serão avaliados pela comissão científica.

3.4. Seleção: A comissão científica classificará os resumos expandidos como: aceito ou não aceito. As decisões da comissão científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. O resultado da avaliação será divulgado a partir do dia 18 de agosto no site da Faculdade Santo Agostinho.

 

4.0  ESTRUTURA POSTER E NORMAS DE APRESENTAÇÃO

O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:

Título do trabalho completo em português;· Autor e filiação institucional;· Titulação do(s) autor (es); · Resumo em português, que deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original; As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos;· Logo após o resumo e as palavras-chave na língua vernácula (português), vem a introdução que é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado. Em seguida desenvolve-se a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos. Na finalização apresenta-se a conclusão ou considerações finais correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo; · Após a conclusão segue-se com as referências (elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002);

 O pôster/banner/painel deve ter a seguinte dimensão: 1,20 cm de altura por 0,90 cm de largura;

O horário e local de apresentação do pôster será informado aos autores concomitante à divulgação do resultado dos trabalhos analisados e/ou no site do evento;

Os pôsteres deverão ser montados  no dia 28/agosto,  às 8:00  horas da manhã e permanecerem até o dia 29/agosto (até as 16:00horas),  item também avaliado pela comissão científica;

 A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará desclassificação automática do trabalho. Os pôsteres não retirados até este horário serão descartados.

  

5.0. CERTIFICADOS  E PREMIAÇÃO

Será emitido um certificado, por trabalho aceito e apresentado, no final do evento.

Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão divulgados no encerramento da IV Jornada e receberão certificados individuais e premiação.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento.

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Regina da Silva Santos (Presidente da Comissão)

Profa. Ma. Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes

Prof. Dr. Antonio Luiz Martins Maia Filho

Prof. Ma. Fabiane Araújo Sampaio

Prof. Me. Francisco Honeidy Carvalho Azevedo

Prof. Doutorando Francisco Adalberto do Nascimento 

Profa. Doutoranda Joelma Moreira Abreu Nunes 

Profa. Ma. Luiza Marly Freitas de Carvalho  

Profa. Ma. Keila Cristiane Batista Bezerra

Profa. Doutoranda Odara Maria de Sousa Sá

Profa. Dra. Valdiléia Teixeira Uchoa

Prof. Me. Wellington dos Santos Alves