12ª Semana da Pesquisa Científica

EDITAL SEC 2014

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATE

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

 XII SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2014

Violência no contexto das relações sociais: olhares, estudos e práticas multidisciplinares na contemporaneidade.

EDITAL CPGPEX Nº 001/ 2014

Teresina, 6 a 10 de outubro de 2014

  1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - CPGPEX torna público o Edital de abertura de inscrições para a participação na XII SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2014, que visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico, consolidando a posição da Instituição junto à sociedade acadêmica e científica teresinense e brasileira. Na programação estão contemplados, ainda, os seguintes eventos científicos: o XI Encontro de Iniciação à Docência (monitoria) e o VII Encontro de Extensão.

2. OBJETIVO

O evento tem por objetivo a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de diversas Instituições de Ensino Superior que estejam realizando atividades de pesquisa, iniciação científica, estágios, monitoria e extensão, bem como de professores pesquisadores, visando  integração cultural e científica.

3 – PÚBLICO ALVO

Docentes, discentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior.

4 – CRONOGRAMA DO EVENTO

REALIZAÇÃO:

6 a 10 de outubro de 2014

PRAZOS

Período para inscrição de participantes: 1 de agosto a 30 de setembro de 2014

Período de submissão de trabalhos: 1 a 30 de agosto de 2014

Período de avaliação dos trabalhos: 1 a 10 de setembro de 2014

Período de divulgação dos trabalhos selecionados no site www.fsanet.com.br: 10 a 15 de setembro.

6. ORIENTAÇÃO SOBRE AS INSCRIÇÕES NA CATEGORIA PARTICIPANTE

6.1. Todos os participantes da XII SEC 2014 da Faculdade Santo Agostinho devem se inscrever por meio da modalidade online, no link disponível no site www.fsanet.com.br. Preencher o formulário eletrônico no período especificado neste edital.

6.2. Taxas. A inscrição na XII SEC 2014só será efetivada mediante pagamento da taxa de inscrição. Investimento: Valor: R$ 25,00 (para alunos); R$ 35,00 (profissionais). O boleto de pagamento será gerado após o cadastro. A taxa de inscrição assegura ao participante o direito de comparecer ao evento, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho.

6.3. Certificados de participantes. Somente os participantes inscritos terão direito a certificados. Os participantes inscritos, com frequência igual ou superior a 75% de frequência nas atividades da XII SEC 2014, terão direito a certificados com 40h de atividades.

6.3.1. Certificados de apresentação de pesquisas. Somente os participantes que estiverem regularmente inscritos no evento, tendo apresentado o trabalho a comissão de avaliação in loco, na data, horário e local especificado pela organização, terão direito a este certificado. Os comunicadores inscritos nessa modalidade também irão receber certificado de 40h/a, referente à inscrição no evento.

7. ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Faça aqui o download obrigatório do MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DOS  TRABALHOS SUBMETIDOS À XII SEC 2014.

7.1. Somente participantes previamente inscritos e após o pagamento da taxa de inscrição poderão submeter trabalhos científicos à XII SEC 2014da Faculdade Santo Agostinho.

7.2. Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido submetidos anteriormente em outros eventos científicos. O texto deve estar digitado rigorosamente conforme as normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às Normas Técnicas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

7.3. Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo estabelecido.

7.4. Os participantes devem fazer a submissão de trabalhos científicos na plataforma do evento, no prazo  especificado.

7.5. Na hipótese de haver coautoria no trabalho, deve-se identificar quem será o relator. Os demais autor(es) inclusive professor(es) orientador(es), terão direito a certificado, contanto que também façam sua inscrição no evento. Os certificados na categoria “Relator” serão entregues após a apresentação dos trabalhos.

7.6. A seleção dos trabalhos científicos inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas nas áreas específicas. Os trabalhos que não atenderem às normas científicas serão recusados.

7.7. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Faculdade Santo Agostinho o direito de reprodução dos referidos trabalhos nos Anais da Semana Científica, que serão distribuídos durante o evento ou posteriormente a ele.

7.8. Cada autor poderá estar citado em pesquisas diferentes, mas, nesse caso, cada trabalho deverá ter um relator diferente.

7.9. Cada trabalho poderá constar, no máximo, até oito (8) coautores. Para efeito de registro da produção cientifica no lattes e para o correto registro no certificado, os autores deverão registrar no texto, o nome completo e a titulação de cada autor. No momento da submissão, os autores já deverão ter pago a taxa de inscrição.

7.10 O trabalho deverá constar obrigatoriamente o nome do (a) professor (a) orientador (a), com titulação superior aos dos demais autores citados, e a instituição a qual os autores mantêm vínculo.

 

8. MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Os trabalhos científicos inscritos na XII SEC 2014 deverão ser apresentados em forma de artigo, obedecendo às seguintes modalidades:

a) Revisão bibliográfica/ reflexão teórica;

b) Estudo de caso;

c) Relato de experiência;

d) Pesquisa de campo; 

f) Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) – Graduação, além de dissertações e teses (devidamente transformadas em artigos, seguindo modelo especificado pela organização do evento).

g) Sessões de audiovisuais, de Fotografias e de Softwares Educativos: Pesquisas ou trabalhos de intervenção concluídos ou em andamento, que devem ser acompanhados de “memorais descritivos” dos referidos trabalhos;

h) Sessões Especiais (Cases e relatórios de ações junto a organizações): Apresentação de painéis com experiências e ações institucionais realizadas por empresas, indústrias, universidades, prefeituras, ONGs, associações e sindicatos, visando interagir com o meio acadêmico e discutirem suas ações junto à comunidade acadêmica.

Os trabalhos apresentados devem ser escritos preferencialmente em português e relatar resultados parciais (dados preliminares de pesquisas em andamento) ou resultados finais (obtidos em pesquisas concluídas).

8.1. FORMATO DAS COMUNICAÇÕS CIENTÍFICAS:

* Os trabalhos devem ser inscritos exclusivamente no formato banner (1,40m x 1,0 m). Confira nas normas, o padrão de formatação dos trabalhos. Os trabalhos selecionados para o evento serão previamente divulgados no site www.fsanet.com.br até o dia 15 de setembro de 2014.

* A apresentação de trabalhos em formato banner / pôster será realizada por apenas um dos autores. O relator deve permanecer no referido local, na data e horário especificado, para responder aos possíveis questionamentos efetuados pelo comitê científico e demais participantes. Após o período de exposição, os autores devem levar seus materiais.

9. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os artigos científicos devem ser apresentados em Painéis/Pôsteres/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital.

9.1  ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

Antes de prosseguir, faça no itém 7 o download obrigatório do MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DOS  TRABALHOS SUBMETIDOS À XII SEC 2014.

O artigo científico deve conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas com texto corrido, na fonte Times New Roman, obedecendo à seguinte estrutura:

• Título completo. Fonte Times New Roman, em corpo 14, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras;

• Nome completo do(s) autor(es) e sigla da instituição a qual é vinculado;

• Titulação de cada autor em nota de rodapé. ¹ Exemplo: Trabalho apresentado na XII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho – SEC 2014, evento realizado em Teresina, de 6 a 10 de outubro de 2014.

• Opcionalmente, constar em nota de rodapé informações indicando as fontes de apoio financeiro e o evento científico em que o trabalho foi apresentado; 

• Resumo (em inglês Abstract, em espanhol Resumen) do artigo será na língua escolhida para o trabalho. O resumo deve ressaltar  o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem

e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Obrigatório: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Máximo de 250 palavras (correspondente ao máximo de 20 linhas), num só parágrafo.

• Palavras-chave, que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Usar fonte Times New Roman em corpo 12. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos. As palavras-chave também devem estar na versão da língua selecionada para o texto (em inglês Keywords; em espanhol Palabras clave).

• Corpo do texto, que deve se possuir as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e considerações finais, se necessário, devidamente renomeadas, sendo o texto elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas anteriormente, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas. Máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações, assim distribuídos, de acordo com a natureza do trabalho:

• Introdução, que é a parte inicial do artigo. A introdução vem logo após o resumo, seguida de as palavras-chave na língua selecionada (Português, Espanhol ou Inglês). Nesta parte devem constar a delimitação do assunto tratado, os  objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado. 

• Desenvolvimento do texto, parte principal do artigo, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Esta parte do trabalho divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em  função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos. 

• Considerações Finais, que é a finalização do artigo. As considerações finais deve corresponder ao problema, aos objetivos e às hipóteses do estudo.  

•  Por último têm-se os elementos opcionais que são: apêndices e anexos.

 9.1.1  Orientações para Formatação do texto:

9.1.2. NORMAS DA ABNT: os artigos submetidos à seleção devem estar de acordo com as regras da ABNT e já revisados em relação à Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa. As referências devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002. 

9.1.3. INEDITISMO: todos os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não devem estar em avaliação para publicação por nenhum outro veículo. Por inédito considera-se trabalho não publicado em nenhum periódico, impresso ou virtual. 

9.1.4. AUTORIA e COAUTORIA: os artigos poderão ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, oito coautores, podendo concorrer graduandos, graduados e estudantes Pós-Graduação, bem como, profissionais das áreas de atuação especificadas. Poderão participar, ainda, autores e profissionais não vinculados às instituições de ensino superior. 

9.1.5. Os artigos completos submetidos à XII SEC FSA 2014 serão publicados na íntegra na seção das revistas da Faculdade Santo Agostinho, ficando disponíveis no link: http://189.43.21.151/revista/index.php/anaissec

 

9.16. DECLARAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências envolvendo seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, se o trabalho está em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e animais. A pesquisa a ser publicada deve apresentar termos de consentimento livre e esclarecido, a constar nos anexos e/ou apêndices. Verifique as normas no link: http://www.fsanet.com.br/institucional/comite-de-etica

9.2  ESTRUTURA DO PAINEL/POSTER/BANNER:

O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:

 

10. INFORMAÇÕES E CONTATO

                A organização da XII SEC FSA 2014 pode ser contatada por meio dos seguintes meios:

Faculdade Santo Agostinho: av. Valter Alencar, 665 – Bairro São Pedro, Teresina –PI

Telefone (86) 3215-8721

E-mail: sec@fsanet.com.br

Site: www.fsanet.com.br

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FSA  reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nas normas expressas neste edital.

 

Teresina (PI), 29 de julho de 2014

PROFA DRA. MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão