III Jornada de Nutrição

Edital

1. Os trabalhos deverão ser enviados para avaliação na forma de RESUMO EXPANDIDO. 
2. Prazo para envio dos trabalhos: 27/maio a 12/agosto/2013.
3. Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos: 17/agosto/2013
4. Inscrições:
Estudante Santo Agostinho- R$ 40,00
Profissionais Santo Agostinho - R$ 50,00
Estudantes - R$ 50,00
Profissionais - R$ 70,00
 
1.0. NORMAS GERAIS
 
1.1. Somente os trabalhos aprovados na avaliação estarão aptos a serem apresentados no dia do evento.
1.2. Os certificados estarão disponíveis de forma online, ao final do evento.
1.3. Cada participante poderá submeter até 2 trabalhos.
1.4. A submissão de trabalhos está condicionada a inscrição de um dos autores no referido evento.
1.5. O pagamento da taxa de inscrição, por ocasião da submissão do trabalho, dá direito à participação na III Jornada de Nutrição de apenas um dos autores (o que enviou o trabalho). Na hipótese de haver co-autoria do trabalho, deve-se identificar quem é o autor principal e quem será o relator,  conforme formulário de inscrição. Os demais autor(es) inclusive professor(es) orientador(es), terão direito a certificado somente se estiverem inscritos no evento.
1.6. A Comissão Científica entende que o conteúdo científico do trabalho é de responsabilidade dos autores. Os trabalhos deverão NECESSARIAMENTE estarem conforme  estabelecido  nas normas científicas da Jornada.
1.7. As unidades utilizadas deverão ser escritas conforme o Sistema Internacional de Unidades  (SIU). Caso haja a utilização de siglas, o significado destas deve estar explícito na primeira vez que aparecer no texto, exemplo: aleitamento materno exclusivo (AME). Nomes científicos e palavras estrangeiras deverão vir em itálico.
1.8. Os trabalhos deverão ser digitados  rigorosamente conforme normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às normas técnicas da ABNT.
1.9. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no referido evento, os autores estarão outorgando, formal e graciosamente, à Faculdade Santo Agostinho o direito de reprodução dos referidos trabalhos nos Anais do evento.
1.10. Cada trabalho poderá constar, no máximo 05 (cinco) autores. Na inscrição de trabalho(s) o(s) autor(es) deverá(ão) ser identificado (s) por meio de CPF. Os mesmos só serão identificados no formulário de inscrição se  tiverem efetivados suas referidas inscrições no evento.
1.11 . Seção (área de conhecimento) para encaminhamento dos trabalhos (Quadro 1):
 
Quadro 1. Seções das áreas de conhecimento para a submissão de trabalhos:
 
Área de conhecimento
Alimentação Coletiva
Saúde Pública
Nutrição Clínica
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Nutrição Esportiva
 
2.0. MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:
 
Os trabalhos inscritos na III Jornada de Nutrição  FSA deverão ser apresentados em forma de artigo, obedecendo às seguintes modalidades:
a) Revisão bibliográfica/ reflexão teórica;
b) Estudo de caso;
c) Relato de experiência;
d) Pesquisa de campo;
 
3.0 ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO 
 
3.1.Titulo: Centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito. Não deve constar a palavra título no início do parágrafo.
3.2.Autor (es): Em letra maiúscula/minúscula, marcar o nome do apresentador (sublinhado e negrito). Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), com endereço completo e e-mail do autor principal. Para os demais autores, devem constar o nome completo da instituição, cidade e estado. Número máximo de 05(cinco) autores por trabalho, incluindo o apresentador.
3.3. Corpo do resumo: O resumo expandido deverá ser preparado com no mínimo duas e no máximo quatro páginas (formato A4), margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman tamanho 12, sem numeração e corpo de texto justificado. Todo o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas. O resumo expandido deverá ter a seguinte estrutura: Título; Autores; Instituição; Resumo com no máximo 230 palavras; Palavras chave; Introdução com justificativa, explicitando o objetivo do estudo; Metodologia com tipo do estudo, variáveis, amostragem, tratamento estatístico; Resultados e Discussão; Conclusões, Agradecimentos e Referências no formato ABNT. As palavras–chave devem ser no mínimo três e, no máximo, cinco, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula. As figuras e gráficos devem ser inseridos após o item conclusões, numerados consecutivamente, na mesma seqüência em que são citados no texto, sendo que cada figura ou tabela deve ter uma legenda auto-explicativa. As tabelas não devem ultrapassar as margens do texto. A forma de envio será por meio digital, no formato .PDF com até 02MB de tamanho. Obs.: Não serão aceitos resumos de trabalhos não aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (quando aplicável), cujo número do protocolo deverá ser informado no ato da submissão.
Os resumos expandidos em desacordo com as normas estabelecidas não serão avaliados pela comissão científica.
3.4 Seleção: A comissão científica classificará os resumos expandidos como: aceito ou não aceito. As decisões da comissão científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. O resultado da avaliação será divulgado no dia 17 de agosto  no site da Faculdade Santo Agostinho. 
 
4.0 ESTRUTURA POSTER  E NORMAS DE APRESENTAÇÃO
 
O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:
Título do trabalho completo em português;• Autor e filiação institucional;• Titulação do(s) autor (es); • Resumo em português, que deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original; As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos;• Logo após o resumo e as palavras-chave na língua vernácula (português), vem a introdução que é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado. Em seguida desenvolve-se a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos. Na finalização apresenta-se a conclusão ou considerações finais  correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo; • Após a conclusão segue-se com as referências (elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002); 
O pôster/banner/painel deve ter a seguinte dimensão: 1,20 cm de altura por 0,90 cm de largura; 
O horário e local de apresentação do pôster será informado aos autores concomitante à divulgação do resultado dos trabalhos analisados e/ou no site do evento; 
 
Os pôsteres deverão ser montados  no dia 29/agosto,  às 8:00  horas da manhã e permanecerem até o dia 30/agosto (até as 16:00horas),  item também avaliado pela comissão científica; 
 
A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará desclassificação automática do trabalho. 
 
5.0.CERTIFICADOS  E PREMIAÇÃO
 
Será disponibilizado um certificado online, por trabalho aceito e apresentado, ao final do evento. 
 
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão divulgados no encerramento da Jornada e receberão certificados individuais e premiação. 
 
INFORMAÇÕES GERAIS 
A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento. 
 
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Arnaldo Eugênio Neto da Silva
Profa. Msc.Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes
Prof. Msc. Fabiane Araújo Sampaio
Prof. Msc. Francisco Honeidy Carvalho Azevedo 
Prof. Msc. Joelma Moreira Abreu Nunes 
Prof. Msc. Luiza Marly Freitas de Carvalho  
Prof. Msc. Keila Cristiane Batista Bezerra
Prof. Msc. Nelson  Jorge de Carvalho Batista  
Profa. Msc. Odara Maria de Sousa Sá
Profa. Dra. Regina da Silva Santos
Prof. Dr. Valdiléia Teixeira Uchoa 
Prof. Msc. Wellington dos Santos Alves
 
 
 
Profa. Dra. Regina da Silva Santos
 
Presidente da Comissão Científica da III Jornada de Nutrição da FSA