XIV Semana do Orgulho de Ser

SEMANA DO ORGULHO DE SER | PROGRAMAÇÃO DO UNIFSA

DIA 22 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA – 10H50 | SALA DE CONFERÊNCIA (SEDE)

MESA-REDONDA: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E PARTO HUMANIZADO.

Coordenadora da Mesa: Clarissa Carvalho – Doutora em Comunicação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestra em Antropologia e Arqueologia UFPI. Coautora do livro M³-Mulher, Mãe, Moderna (EDUFPI 2010). Professora assistente do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí.

Debatedoras:

* Karla Joelma Bezerra Cunha. Enfermeira obstetra. Mestra em enfermagem. Professora de saúde da mulher no UNIFSA e UESPI. Coordenadora do projeto de extensão Parto para a vida (UNIFSA).

* Bruna de Abreu Sepúlveda. Enfermeira Obstetra pela UFPI. Mestranda em Saúde da Mulher pela UFPI. É Enfermeira Obstetra da Maternidade Dona Evangelina Rosa e trabalha na assistência direta ao trabalho de parto e nascimento. Professora e Preceptora da Residência de Enfermagem Obstétrica pela UFPI/ABENFO e Instituto de Ensino Superior do Maranhão. Instrutora GentleBirth e Sócia-fundadora da empresa MaterLuz que presta serviços de acompanhamento de trabalho de parto e parto.

* Ana Carolina Dias – Doula, estudante de Comunicação Social – Jornalismo (UFPI), membro-sócia na equipe de atendimento ao parto Elã: Fotografia e Doulagem. Membro da comissão de apoio à vítima de violência da OAB.

 

DIA 23 AGOSTO – QUINTA-FEIRA – 18h30 | SALA DE CONFERÊNCIA DO ANEXO II

PALESTRA: FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE PELAS LENTES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE.

Debatedoras:

* Andreia Marreiro Barbosa – Advogada. Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Presidenta da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra na OAB/PI

* Ana Carolina Magalhaes Fortes – Advogada. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2013). Conselheira Seccional da OAB/PI (2016-2018). Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI. Presidente da Comissão Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI em 2015. Integra o Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Corpo e Gênero – SEXGEN (UFPA) e ComGenero (UESPI).

 

 DIA 24 AGOSTO – SEXTA-FEIRA – 18h30 | AUDITÓRIO UNIFSA (SEDE)

CULTURA, ARTE E DIVERSIDADE: ATRAVESSAMENTOS LGBTQ+

Coordenadora da mesa: Ana Kelma Cunha Gallas. Jornalista, Escritora, Roteirista. Mestre em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. Professora do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Integra o Comgênero (UESPI) e SexGen (UFPA). Coordena a extensão “Um olhar sobre a Diversidade” (UNIFSA).

Debatedores:

Kácio dos Santos Silva – Docente UESPI/ UNIFSA. Mestrando em Educação pela UFPI. Pesquisador nas áreas de dança, corpo, arte, subjetividade e afrodescendências. Integrante do grupo de pesquisa Rodagriô – UFPI, coordenador do Núcleo de Dança UNIFSA e do NUAFRI – Núcleo de Estudos Afro-indígenas (UNIFSA).

Roberto Muniz Dias – Romancista, dramaturgo, contista, poeta, artista plástico e mestre em Literatura pela UNB (Universidade de Brasília). Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Faculdade Michelangelo (2009) e graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Integra a Comissão de Tolerância e Diversidade Sexual da 93ª Subseção de Pinheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo.

 

DIA 27 AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA | SALA DE CONFERÊNCIA (SEDE)

11h – Palestra: Assistência à saúde de mulheres lésbicas e bissexuais.

Palestrante: Andrea Cronemberg Rufino. Professora de Ginecologia Adjunto III da Universidade Estadual do Piauí Estágio pós Doutoral no Centre de Reserche de Medicine, Sciences, Santé et Société – Paris (2014). Pós-Doutorado pela UnB (2014). Doutora em Ciências pela UNIFESP (2012). Mestre em MEDICINA pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual-SP (IAMSPE-2001). Especialista em Sexologia Clínica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2015). Especialista em Mastologia (TEMA/98) e Ginecologia e Obstetrícia (TEGO/97), com área de atuação em Sexologia (2011). Coordenadora do Corpo e Sexualidades – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade. É pesquisadora da ANIS – Instituto De Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Membro da International Society for Sexual Medicine (ISSM).

 

18h30 – VIOLÊNCIA DE GÊNERO: ATENDIMENTO DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA (SALA DE CONFERÊNCIA – SEDE) 

* Roberta Mara Araújo Oliveira e Silva. Coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia. Especialista em Saúde Pública. Professora do Curso de Serviço Social (UNIFSA).

* Anamelka Albuquerque Cadena – Delegada de polícia civil (DEAM SUL) – Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Instituto Camilo Filho (2009). Pós-graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal.

 

20h30 – RODA DE CONVERSA: ASSUMIMOS UM PAPEL DO QUAL NOS ORGULHAMOS(?): A LUTA LGBTQ+ NOS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIAS E DOS ESPAÇOS.

Coordenação da roda: José Ricardo Fortes Sampaio (Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí) / Rafael Brito Pamplona (Graduando em bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Santo Agostinho) / Maria Clara Mendes Sousa (Psicóloga; Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí). Abertura: Apresentação artística.

Debatedor@s:

* Lorena Lima Moura Varão – Advogada. Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Militante.

* Jack Di Araújo Vieira – Mestrando em Direitos Humanos (UNB). Graduado em Psicologia da UESPI. Membro da Liga LGBT da Universidade Estadual do Piauí. Atua na Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Militante.

* Odete Guimarães Cajueiro da Silva Neta – Psicóloga. Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (2018). Pós-graduada em Psicanálise (2012). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2009). Especialista em Psicanalise pela Faculdade Unida – ES. Docente do curso de Psicologia na UFPI – Parnaíba (PI).

MAIS INFORMAÇÕES: 3215-8721 (NUCOM) | 3215-8723 (NUAPE).