VIII Jornada de Fisioterapia

Edital para Publicação de trabalhos Acadêmicos

REGULAMENTO DOS PÔSTERES

1. OBJETIVO:

Incentivar a participação do acadêmico de fisioterapia em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas. Além de estimular a produção científica, através da promoção de atividades que proporcionem o enriquecimento curricular do acadêmico. Neste ano o evento ocorrerá no dia 24 e 25 de maio de 2019 com uma programação diversificada e atraente.

2. INSCRIÇÃO:

  • Poderão participar das apresentações da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA todos os interessados, no entanto apenas participarão da premiação os trabalhos de autoria de acadêmicos de fisioterapia, sendo que os autores e co-autores devem estar inscritos.
  • A entrega dos resumos para análise e seleção deverá ser realizada entre 23 de abril à 17 de maio. Os trabalhos deverão ser enviados via e-mail para xiiijornadadefisioterapia@gmail.com
  • Os trabalhos deverão ser compostos por no máximo 4 autores e 1 orientador ou 3 autores e 1 orientador e 1 co-orientador. O orientador e co-orientador deverão ser profissionais graduados.
  • No ato do envio do trabalho deverá ser especificada a área da Fisioterapia a que o trabalho está vinculado:
    • Fisioterapia Musculoesquelética;
    • Fisioterapia em Cardio-Respiratória;
    • Fisioterapia em Neurologia Funcional;
    • Fisioterapia em Dermato-funcional e Vascular;
    • Fisioterapia em Saúde Coletiva e Preventiva;
    • Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia;
    • Fisioterapia em Geriatria;
    • Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria;
    • Fisioterapia em Uro-Ginecologia;
    • Terapias alternativas;
    • Outros: Legislação, Educação, etc.
  • Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho. As inscrições incompletas serão desconsideradas.
  • Serão permitidos 2 (dois) trabalhos inscritos por autor na VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA, sendo este como o principal autor. Cada aluno poderá ter seu nome em diversos trabalhos como colaborador.
  • A inscrição do trabalho científico somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, sendo obrigatório que 40 por cento dos autores estejam inscritos.
  • Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.
  • Os trabalhos que apresentarem aprovação pelo comitê de Ética devem apresentar o número do CEP no trabalho e comprovar no dia da apresentação com a entrega da declaração do CEP confirmando que foi aprovado pelo mesmo.
  • Os valores referentes à inscrição não serão devolvidos, inclusive para os autores, cujos trabalhos não tenham sido aceitos na análise classificatória, bem como aos autores que desistirem da participação no evento.

3. RESUMO:

  • Os resumos deverão ser enviados pelo e-mail xiiijornadadefisioterapia@gmail.com informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA e o responsável pelo trabalho. O resultado referente à aprovação ou rejeição do trabalho será divulgado no dia 20 de maio de 2019.
  • O trabalho deve obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) e seguirá as regras a seguir para a publicação posterior dos anais do evento na Revista Eletrônica Acervo Científico (ISSN e DOI).
  • O título deverá ser grafado em maiúsculas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Maiúsculo, Centralizado, Espaçamento entre linhas simples);
  • Autores: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com último nome em letras maiúsculas. Ex: Mário Arthur AGUIAR.; Lucas Fontes MARINHO;
  • O nome do apresentador deve estar sublinhado. (Fonte Times New Roman, Tamanho 11, Espaço Simples, Justificado.
  • Deve haver Identificação dos autores: Incluir a fonte de financiamento institucional caso exista e nome da Instituição quem o autor está vinculado, cidade e estado;
  • O resumo deverá constar de Introdução, Objetivo, Materiais e Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas, e deverá conter entre 350 - 400 palavras.

    O corpo do resumo deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e respeitando a estrutura de colunas, inclusive em relação aos elementos gráficos (vide modelo 01)

      1. Introdução: visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa;
      2. Objetivo: intuito da pesquisa ou do trabalho;
      3. Materiais e Método: Como o trabalho foi realizado (procedimentos,amostra, protocolos, equipamentos e materiais utilizados, recrutamento de voluntários, variáveis quantificadas);
      4. Resultados: Os principais resultados obtidos; se for o caso, descrever a análise estatística utilizada; As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas).
      5. Discussão: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, realizar a discussão teórica e evidencias científicas.  Deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
      6. Conclusões: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, correlacionando-os com os objetivos da pesquisa.
      7. Referência Bibliográfica: Constituída de elementos essenciais, e complementares para a realização do trabalho, devendo este ser listado ao final. (Apresentar a lista em ordem alfabética, margeada à esquerda, e separadas entre si por um espaço simples em branco).
  • Uma lista de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br
  • Os resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos. Todos os resumos submetidos dentro das normas serão avaliados. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do CNS que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos.

4. SELEÇÃO:

  • Os trabalhos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA;
  • Serão aceitos 30 trabalhos que  obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
  • Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
  • Critérios avaliativos para aceitação do resumo:
    1. Descrição do título de forma precisa ao conteúdo do resumo;
    2. Aderência às questões relativas às áreas da Fisioterapia;
    3. Cumprimento da estruturação solicitada (introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão);
    4. Relevância e Originalidade Científica do Trabalho;
    5. Delineamento do estudo:
      • Artigo de Revisão;
      • Relato de Casos;
      • Series de Casos (mais de dois);
      • Ensaios Clínicos;
      • Estudo Descritivo;
      • Estudo Experimental (controlado ou randomizado) animal.
    6. Adequação gramatical do texto;
    7. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.

Critérios de avaliação no ato da apresentação:

TRABALHOS EM BANNER:

Pontuação máxima: 10,0

Postura e oratória (firmeza do conteúdo apresentado, auto- confiança durante a apresentação)

1,0

Organização geral e distribuição do conteúdo no banner

1,0

Qualidade metodológica (reprodutibilidade, validade interna/externa, acurácia e precisão em consonância do que foi apresentado nos resultados)

2,0

Clareza dos objetivos

2,0

Clareza na exposição dos resultados com cumprimento dos objetivos (qualidade da organização, cumprir com o tempo de apresentação e auto-explicação de gráficos/tabelas)

2,0

Capacidade de discussão crítica dos resultados

2,0

Média Total

10,0

5. APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:

  • Normas para confecção do Pôster:
    1. Os pôsteres serão expostos em retângulo de 1,20m de altura e 90 cm de largura;
    2. Título com letras maiúsculas facilmente legíveis a uma distância de três metros;
    3. Logomarca da Instituição de realização do Trabalho;
    4. No corpo do trabalho deve haver Introdução; Objetivo; Material e Método; Resultado com uso de gráficos, tabelas e imagens; Discussão, Conclusão; Referências Bibliográficas e Palavras-chaves;
    5. Outros elementos poderão ser acrescentados, conforme especificidades e a organização visual do pôster deverão ser claras e objetivas.
  • Normas para Apresentação do Pôster:
    1. O apresentador deve estar presente para validar o certificado de apresentação;
    2. O horário e local de apresentação do Pôster será informado no momento da aprovação dos trabalhos aos autores, nos emails dos apresentadores ou no site do evento;
    3. Os pôsteres deverão ser montados no início das atividades da Jornada e, na ocasião da montagem, obedecendo ao local de sua exposição e serão verificados pela Comissão Organizadora;
    4. O limite de tempo para avaliação será de 10 (dez) minutos e 2 (dois) min. para discussão.

6. PENALIZAÇÃO:

O tempo limite das apresentações será rigorosamente respeitado:

INFORMAÇÕES GERAIS

A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento.

 

REGULAMENTO DOS TRABALHOS ORAIS

1. OBJETIVO:

Incentivar a participação do acadêmico de fisioterapia em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas. Além de estimular a produção científica, através da promoção de atividades que proporcionem o enriquecimento curricular do acadêmico. Neste ano o evento ocorrerá no dia 24 e 25 de maio de 2019 com a seleção de 8 trabalhos orais, Projeto Aluno-Docente.

2. INSCRIÇÃO:

  • Poderão participar das apresentações orais da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA professor e alunos da UNIFSA. Apenas um dos discentes e o orientador podem fazer parte do momento da apresentação.
  • A entrega dos resumos para análise e seleção deverá ser realizada entre 23 de Abril à 10 de maio de 2019. Os trabalhos deverão ser enviados via e-mail para xiiijornadadefisioterapia@gmail.com

    OBS: Deve ser informado que está concorrendo ao trabalho oral, Projeto Aluno- Docente, no título do E-MAIL.

  • Os trabalhos deverão ser compostos por no máximo 4 autores e 1 orientador ou 3 autores e 1 orientador e 1 co-orientador. O orientador e co-orientador deverão ser profissionais graduados.
  • No ato do envio do trabalho deverá ser especificada a área da Fisioterapia a que o trabalho está vinculado:
    • Fisioterapia Musculoesquelética;
    • Fisioterapia em Cardio-Respiratória;
    • Fisioterapia em Neurologia Funcional;
    • Fisioterapia em Dermato-funcional e Vascular;
    • Fisioterapia em Saúde Coletiva e Preventiva;
    • Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia;
    • Fisioterapia em Geriatria;
    • Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria;
    • Fisioterapia em Uro-Ginecologia;
    • Terapias alternativas;
    • Outros: Legislação, Educação, etc.
  • Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho. As inscrições incompletas serão desconsideradas.
  • Serão permitidos 2 (dois) trabalhos inscritos por autor na VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA, sendo este como o principal autor. Cada aluno poderá ter seu nome em diversos trabalhos como colaborador.
  • A inscrição do trabalho científico somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, sendo obrigatório que 40 por cento dos autores estejam inscritos.
  • Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.
  • Os trabalhos que apresentarem aprovação pelo comitê de Ética devem apresentar o número do CEP no trabalho e comprovar no dia da apresentação com a entrega da declaração do CEP confirmando que foi aprovado pelo mesmo.
  • Os valores referentes à inscrição não serão devolvidos, inclusive para os autores, cujos trabalhos não tenham sido aceitos na análise classificatória, bem como aos autores que desistirem da participação no evento.

3. RESUMO:

  • Os resumos deverão ser enviados pelo e-mail xiiijornadadefisioterapia@gmail.com informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA e o responsável pelo trabalho. O resultado referente à aprovação ou rejeição do trabalho será divulgado no dia 17 de maio de 2019.
  • O trabalho deve obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) e seguirá as regras a seguir para a publicação posterior dos anais do evento na Revista Eletrônica Acervo Científico (ISSN e DOI).
  • O título deverá ser grafado em maiúsculas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Maiúsculo, Centralizado, Espaçamento entre linhas simples);
  • Autores: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com último nome em letras maiúsculas. Ex: Mário Arthur AGUIAR.; Lucas Fontes MARINHO;
  • O nome do apresentador deve estar sublinhado. (Fonte Times New Roman, Tamanho 11, Espaço Simples, Justificado.
  • Deve haver Identificação dos autores: Incluir a fonte de financiamento institucional caso exista e nome da Instituição quem o autor está vinculado, cidade e estado;
  • O resumo deverá constar de Introdução, Objetivo, Materiais e Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas.

    O corpo do resumo deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e respeitando a estrutura de colunas, inclusive em relação aos elementos gráficos (vide modelo 01)

      1. Introdução: visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa;
      2. Objetivo: intuito da pesquisa ou do trabalho;
      3. Materiais e Método: Como o trabalho foi realizado (procedimentos,amostra, protocolos, equipamentos e materiais utilizados, recrutamento de voluntários, variáveis quantificadas);
      4. Resultados: Os principais resultados obtidos; se for o caso, descrever a análise estatística utilizada; As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas).
      5. Discussão: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, realizar a discussão teórica e evidencias científicas.  Deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
      6. Conclusões: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, correlacionando-os com os objetivos da pesquisa.
      7. Referência Bibliográfica: Constituída de elementos essenciais, e complementares para a realização do trabalho, devendo este ser listado ao final. (Apresentar a lista em ordem alfabética, margeada à esquerda, e separadas entre si por um espaço simples em branco).
  • Uma lista de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br
  • Os resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos. Todos os resumos submetidos dentro das normas serão avaliados. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do CNS que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos.

4. SELEÇÃO:

  • Os trabalhos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA;
  • Serão aceitos 8 trabalhos que obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
  • Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
  • Critérios avaliativos para aceitação do resumo:
    1. Descrição do título de forma precisa ao conteúdo do resumo;
    2. Aderência às questões relativas às áreas da Fisioterapia;
    3. Cumprimento da estruturação solicitada (introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão);
    4. Relevância e Originalidade Científica do Trabalho;
    5. Delineamento do estudo:
      • Artigo de Revisão;
      • Relato de Casos;
      • Series de Casos (mais de dois);
      • Ensaios Clínicos;
      • Estudo Descritivo;
      • Estudo Experimental (controlado ou randomizado) animal.
    6. Adequação gramatical do texto;
    7. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.

Critérios de avaliação no ato da apresentação do aluno e apoio do professor:

TRABALHO ORAL:

Pontuação máxima: 10,0

Postura e oratória (firmeza do conteúdo apresentado, auto- confiança durante a apresentação)

1,0

Organização geral e distribuição do conteúdo da apresentação

1,0

Qualidade metodológica (reprodutibilidade, validade interna/externa, acurácia e precisão em consonância do que foi apresentado nos resultados)

2,0

Clareza dos objetivos

2,0

Clareza na exposição dos resultados com cumprimento dos objetivos (qualidade da organização, cumprir com o tempo de apresentação e auto-explicação de gráficos/tabelas)

2,0

Capacidade de discussão crítica dos resultados

2,0

Média Total

10,0

5. APRESENTAÇÃO ORAL:

  • Normas para confecção da apresentação Oral:
    1. Nos slides da apresentação deve haver: Introdução, Objetivo, Material e Método, Resultado (permitido gráficos e tabelas) e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas e Palavras- chaves;
    2. Outros elementos poderão ser acrescentados, conforme especificidades e a apresentação oral que deverá ser clara e objetiva.
  • Normas para Apresentação Oral:
    1. A apresentação deverá ser realizada em harmonia entre docente-orientador e discente;
    2. Apenas um discente poderá apresentar, dentre os demais inscritos;
    3. Os apresentadores terão 10 min para explanação do trabalho oral;
    4. O horário de apresentação oral será informado no momento da aprovação dos trabalhos aos autores, por e-mail dos componentes ou pelo site do evento.

6. PENALIZAÇÃO:

O tempo limite das apresentações será rigorosamente respeitado:

INFORMAÇÕES GERAIS

A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento