Edital para Publicação de trabalhos Acadêmicos
REGULAMENTO DOS PÔSTERES
1. OBJETIVO:
Incentivar a participação do acadêmico de fisioterapia em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas. Além de estimular a produção científica, através da promoção de atividades que proporcionem o enriquecimento curricular do acadêmico. Neste ano o evento ocorrerá no dia 24 e 25 de maio de 2019 com uma programação diversificada e atraente.
2. INSCRIÇÃO:
- Poderão participar das apresentações da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA todos os interessados, no entanto apenas participarão da premiação os trabalhos de autoria de acadêmicos de fisioterapia, sendo que os autores e co-autores devem estar inscritos.
- A entrega dos resumos para análise e seleção deverá ser realizada entre 23 de abril à 17 de maio. Os trabalhos deverão ser enviados via e-mail para xiiijornadadefisioterapia@gmail.com
- Os trabalhos deverão ser compostos por no máximo 4 autores e 1 orientador ou 3 autores e 1 orientador e 1 co-orientador. O orientador e co-orientador deverão ser profissionais graduados.
- No ato do envio do trabalho deverá ser especificada a área da Fisioterapia a que o trabalho está vinculado:
-
- Fisioterapia Musculoesquelética;
- Fisioterapia em Cardio-Respiratória;
- Fisioterapia em Neurologia Funcional;
- Fisioterapia em Dermato-funcional e Vascular;
- Fisioterapia em Saúde Coletiva e Preventiva;
- Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia;
- Fisioterapia em Geriatria;
- Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria;
- Fisioterapia em Uro-Ginecologia;
- Terapias alternativas;
- Outros: Legislação, Educação, etc.
- Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho. As inscrições incompletas serão desconsideradas.
- Serão permitidos 2 (dois) trabalhos inscritos por autor na VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA, sendo este como o principal autor. Cada aluno poderá ter seu nome em diversos trabalhos como colaborador.
- A inscrição do trabalho científico somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, sendo obrigatório que 40 por cento dos autores estejam inscritos.
- Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.
- Os trabalhos que apresentarem aprovação pelo comitê de Ética devem apresentar o número do CEP no trabalho e comprovar no dia da apresentação com a entrega da declaração do CEP confirmando que foi aprovado pelo mesmo.
- Os valores referentes à inscrição não serão devolvidos, inclusive para os autores, cujos trabalhos não tenham sido aceitos na análise classificatória, bem como aos autores que desistirem da participação no evento.
3. RESUMO:
- Os resumos deverão ser enviados pelo e-mail xiiijornadadefisioterapia@gmail.com informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA e o responsável pelo trabalho. O resultado referente à aprovação ou rejeição do trabalho será divulgado no dia 20 de maio de 2019.
- O trabalho deve obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) e seguirá as regras a seguir para a publicação posterior dos anais do evento na Revista Eletrônica Acervo Científico (ISSN e DOI).
- O título deverá ser grafado em maiúsculas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Maiúsculo, Centralizado, Espaçamento entre linhas simples);
- Autores: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com último nome em letras maiúsculas. Ex: Mário Arthur AGUIAR.; Lucas Fontes MARINHO;
- O nome do apresentador deve estar sublinhado. (Fonte Times New Roman, Tamanho 11, Espaço Simples, Justificado.
- Deve haver Identificação dos autores: Incluir a fonte de financiamento institucional caso exista e nome da Instituição quem o autor está vinculado, cidade e estado;
- O resumo deverá constar de Introdução, Objetivo, Materiais e Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas, e deverá conter entre 350 - 400 palavras.
O corpo do resumo deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e respeitando a estrutura de colunas, inclusive em relação aos elementos gráficos (vide modelo 01)
- Introdução: visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa;
- Objetivo: intuito da pesquisa ou do trabalho;
- Materiais e Método: Como o trabalho foi realizado (procedimentos,amostra, protocolos, equipamentos e materiais utilizados, recrutamento de voluntários, variáveis quantificadas);
- Resultados: Os principais resultados obtidos; se for o caso, descrever a análise estatística utilizada; As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas).
- Discussão: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, realizar a discussão teórica e evidencias científicas. Deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
- Conclusões: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, correlacionando-os com os objetivos da pesquisa.
- Referência Bibliográfica: Constituída de elementos essenciais, e complementares para a realização do trabalho, devendo este ser listado ao final. (Apresentar a lista em ordem alfabética, margeada à esquerda, e separadas entre si por um espaço simples em branco).
- Uma lista de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br
- Os resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos. Todos os resumos submetidos dentro das normas serão avaliados. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do CNS que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos.
4. SELEÇÃO:
- Os trabalhos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA;
- Serão aceitos 30 trabalhos que obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
- Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
- Critérios avaliativos para aceitação do resumo:
- Descrição do título de forma precisa ao conteúdo do resumo;
- Aderência às questões relativas às áreas da Fisioterapia;
- Cumprimento da estruturação solicitada (introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão);
- Relevância e Originalidade Científica do Trabalho;
- Delineamento do estudo:
- Artigo de Revisão;
- Relato de Casos;
- Series de Casos (mais de dois);
- Ensaios Clínicos;
- Estudo Descritivo;
- Estudo Experimental (controlado ou randomizado) animal.
- Adequação gramatical do texto;
- Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.
Critérios de avaliação no ato da apresentação:
TRABALHOS EM BANNER:
Pontuação máxima: 10,0
Postura e oratória (firmeza do conteúdo apresentado, auto- confiança durante a apresentação) |
1,0 |
Organização geral e distribuição do conteúdo no banner |
1,0 |
Qualidade metodológica (reprodutibilidade, validade interna/externa, acurácia e precisão em consonância do que foi apresentado nos resultados) |
2,0 |
Clareza dos objetivos |
2,0 |
Clareza na exposição dos resultados com cumprimento dos objetivos (qualidade da organização, cumprir com o tempo de apresentação e auto-explicação de gráficos/tabelas) |
2,0 |
Capacidade de discussão crítica dos resultados |
2,0 |
Média Total |
10,0 |
5. APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:
- Normas para confecção do Pôster:
- Os pôsteres serão expostos em retângulo de 1,20m de altura e 90 cm de largura;
- Título com letras maiúsculas facilmente legíveis a uma distância de três metros;
- Logomarca da Instituição de realização do Trabalho;
- No corpo do trabalho deve haver Introdução; Objetivo; Material e Método; Resultado com uso de gráficos, tabelas e imagens; Discussão, Conclusão; Referências Bibliográficas e Palavras-chaves;
- Outros elementos poderão ser acrescentados, conforme especificidades e a organização visual do pôster deverão ser claras e objetivas.
- Normas para Apresentação do Pôster:
- O apresentador deve estar presente para validar o certificado de apresentação;
- O horário e local de apresentação do Pôster será informado no momento da aprovação dos trabalhos aos autores, nos emails dos apresentadores ou no site do evento;
- Os pôsteres deverão ser montados no início das atividades da Jornada e, na ocasião da montagem, obedecendo ao local de sua exposição e serão verificados pela Comissão Organizadora;
- O limite de tempo para avaliação será de 10 (dez) minutos e 2 (dois) min. para discussão.
6. PENALIZAÇÃO:
O tempo limite das apresentações será rigorosamente respeitado:
- Apresentação em Pôster: 10 minutos (máximo), sendo reservados 2 minutos para discussão, e o aluno será avisado quando tiver faltando 2 minutos para o término da apresentação.
- A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará desclassificação automática do trabalho.
- O orientador e co-orientador NÃO deverão se manifestar durante nem após a apresentação sob pena de total desclassificação.
- O pôster deverá ser exposto no horário e dia da apresentação prevista pela Comissão Organizadora, no local do evento.
- Caso haja atraso na colocação dos pôsteres de 1 hora o trabalho, será automaticamente desclassificado.
- O cerimonial da premiação vai ocorrer no final do evento, onde irão ser premiados o 1°, o 2° e o 3° melhor trabalho.
INFORMAÇÕES GERAIS
A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento.
REGULAMENTO DOS TRABALHOS ORAIS
1. OBJETIVO:
Incentivar a participação do acadêmico de fisioterapia em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas. Além de estimular a produção científica, através da promoção de atividades que proporcionem o enriquecimento curricular do acadêmico. Neste ano o evento ocorrerá no dia 24 e 25 de maio de 2019 com a seleção de 8 trabalhos orais, Projeto Aluno-Docente.
2. INSCRIÇÃO:
- Poderão participar das apresentações orais da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA professor e alunos da UNIFSA. Apenas um dos discentes e o orientador podem fazer parte do momento da apresentação.
- A entrega dos resumos para análise e seleção deverá ser realizada entre 23 de Abril à 10 de maio de 2019. Os trabalhos deverão ser enviados via e-mail para xiiijornadadefisioterapia@gmail.com
OBS: Deve ser informado que está concorrendo ao trabalho oral, Projeto Aluno- Docente, no título do E-MAIL.
- Os trabalhos deverão ser compostos por no máximo 4 autores e 1 orientador ou 3 autores e 1 orientador e 1 co-orientador. O orientador e co-orientador deverão ser profissionais graduados.
- No ato do envio do trabalho deverá ser especificada a área da Fisioterapia a que o trabalho está vinculado:
-
- Fisioterapia Musculoesquelética;
- Fisioterapia em Cardio-Respiratória;
- Fisioterapia em Neurologia Funcional;
- Fisioterapia em Dermato-funcional e Vascular;
- Fisioterapia em Saúde Coletiva e Preventiva;
- Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia;
- Fisioterapia em Geriatria;
- Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria;
- Fisioterapia em Uro-Ginecologia;
- Terapias alternativas;
- Outros: Legislação, Educação, etc.
- Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho. As inscrições incompletas serão desconsideradas.
- Serão permitidos 2 (dois) trabalhos inscritos por autor na VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA, sendo este como o principal autor. Cada aluno poderá ter seu nome em diversos trabalhos como colaborador.
- A inscrição do trabalho científico somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, sendo obrigatório que 40 por cento dos autores estejam inscritos.
- Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.
- Os trabalhos que apresentarem aprovação pelo comitê de Ética devem apresentar o número do CEP no trabalho e comprovar no dia da apresentação com a entrega da declaração do CEP confirmando que foi aprovado pelo mesmo.
- Os valores referentes à inscrição não serão devolvidos, inclusive para os autores, cujos trabalhos não tenham sido aceitos na análise classificatória, bem como aos autores que desistirem da participação no evento.
3. RESUMO:
- Os resumos deverão ser enviados pelo e-mail xiiijornadadefisioterapia@gmail.com informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a VIII Jornada de Fisioterapia da UNIFSA e o responsável pelo trabalho. O resultado referente à aprovação ou rejeição do trabalho será divulgado no dia 17 de maio de 2019.
- O trabalho deve obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) e seguirá as regras a seguir para a publicação posterior dos anais do evento na Revista Eletrônica Acervo Científico (ISSN e DOI).
- O título deverá ser grafado em maiúsculas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Maiúsculo, Centralizado, Espaçamento entre linhas simples);
- Autores: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com último nome em letras maiúsculas. Ex: Mário Arthur AGUIAR.; Lucas Fontes MARINHO;
- O nome do apresentador deve estar sublinhado. (Fonte Times New Roman, Tamanho 11, Espaço Simples, Justificado.
- Deve haver Identificação dos autores: Incluir a fonte de financiamento institucional caso exista e nome da Instituição quem o autor está vinculado, cidade e estado;
- O resumo deverá constar de Introdução, Objetivo, Materiais e Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas.
O corpo do resumo deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e respeitando a estrutura de colunas, inclusive em relação aos elementos gráficos (vide modelo 01)
- Introdução: visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa;
- Objetivo: intuito da pesquisa ou do trabalho;
- Materiais e Método: Como o trabalho foi realizado (procedimentos,amostra, protocolos, equipamentos e materiais utilizados, recrutamento de voluntários, variáveis quantificadas);
- Resultados: Os principais resultados obtidos; se for o caso, descrever a análise estatística utilizada; As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas).
- Discussão: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, realizar a discussão teórica e evidencias científicas. Deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
- Conclusões: Baseadas nos dados apresentados no item “Resultados”, correlacionando-os com os objetivos da pesquisa.
- Referência Bibliográfica: Constituída de elementos essenciais, e complementares para a realização do trabalho, devendo este ser listado ao final. (Apresentar a lista em ordem alfabética, margeada à esquerda, e separadas entre si por um espaço simples em branco).
- Uma lista de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br
- Os resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos. Todos os resumos submetidos dentro das normas serão avaliados. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do CNS que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos.
4. SELEÇÃO:
- Os trabalhos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica da VIII Jornada de Fisioterapia - UNIFSA;
- Serão aceitos 8 trabalhos que obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
- Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem aos padrões descritos anteriormente;
- Critérios avaliativos para aceitação do resumo:
- Descrição do título de forma precisa ao conteúdo do resumo;
- Aderência às questões relativas às áreas da Fisioterapia;
- Cumprimento da estruturação solicitada (introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão);
- Relevância e Originalidade Científica do Trabalho;
- Delineamento do estudo:
- Artigo de Revisão;
- Relato de Casos;
- Series de Casos (mais de dois);
- Ensaios Clínicos;
- Estudo Descritivo;
- Estudo Experimental (controlado ou randomizado) animal.
- Adequação gramatical do texto;
- Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.
Critérios de avaliação no ato da apresentação do aluno e apoio do professor:
TRABALHO ORAL:
Pontuação máxima: 10,0
Postura e oratória (firmeza do conteúdo apresentado, auto- confiança durante a apresentação) |
1,0 |
Organização geral e distribuição do conteúdo da apresentação |
1,0 |
Qualidade metodológica (reprodutibilidade, validade interna/externa, acurácia e precisão em consonância do que foi apresentado nos resultados) |
2,0 |
Clareza dos objetivos |
2,0 |
Clareza na exposição dos resultados com cumprimento dos objetivos (qualidade da organização, cumprir com o tempo de apresentação e auto-explicação de gráficos/tabelas) |
2,0 |
Capacidade de discussão crítica dos resultados |
2,0 |
Média Total |
10,0 |
5. APRESENTAÇÃO ORAL:
- Normas para confecção da apresentação Oral:
- Nos slides da apresentação deve haver: Introdução, Objetivo, Material e Método, Resultado (permitido gráficos e tabelas) e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas e Palavras- chaves;
- Outros elementos poderão ser acrescentados, conforme especificidades e a apresentação oral que deverá ser clara e objetiva.
- Normas para Apresentação Oral:
- A apresentação deverá ser realizada em harmonia entre docente-orientador e discente;
- Apenas um discente poderá apresentar, dentre os demais inscritos;
- Os apresentadores terão 10 min para explanação do trabalho oral;
- O horário de apresentação oral será informado no momento da aprovação dos trabalhos aos autores, por e-mail dos componentes ou pelo site do evento.
6. PENALIZAÇÃO:
O tempo limite das apresentações será rigorosamente respeitado:
- A ausência do discente ou orientador no horário estipulado para apresentação acarretará desclassificação automática do trabalho
- Os slides devem ser entregues, em um pen drive, com antecedência de até 1 hora da apresentação para a Comissão Organizadora, no local do evento.
- Caso haja atraso de 10 min o trabalho oral, será automaticamente desclassificado.
INFORMAÇÕES GERAIS
A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à Comissão Científica do evento