EDITAL 2017
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATE
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
DIREÇÃO DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CPGPEX
XV SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2017
A pesquisa científica em cenários de crise: desafios e superações
EDITAL CPGPEX Nº 001/ 2017
Teresina, 06 de junho de 2017
1 APRESENTAÇÃO
A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - CPGPEX torna público o edital de abertura de inscrições para a participação na XV SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2017, que visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico, consolidando a posição da Instituição junto à sociedade acadêmica e científica brasileira. Na programação da SEC 2017, estão contemplados, na forma de programação paralela, os seguintes eventos científicos: o XIV Encontro de Iniciação à Docência (monitoria), o X Encontro de Extensão e a III Mostra de Resultados Parciais PIBIC/PIVC.
2 OBJETIVO
O evento tem por objetivo a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de diversas Instituições de Ensino Superior que estejam realizando atividades de pesquisa, iniciação científica, estágios, monitoria e extensão, bem como de professores pesquisadores, visando integração cultural e científica.
3 PÚBLICO ALVO
Docentes, discentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior.
4 CRONOGRAMA DO EVENTO
REALIZAÇÃO: 2 a 6 de outubro de 2017
PRAZOS:
- Período para inscrição de participantes (ouvinte): até 26 de setembro/2017.
- Período para inscrição de Monitores: até 6 a 10 de junho/2017.
- Reunião com os candidatos a monitores SEC: 12 de junho/2017.
- Divulgação da Seleção dos Monitores / site FSA: 16 de junho/2017.
- Período de submissão de trabalhos: 12 de junho – 13 de agosto/2017.
- Período de avaliação dos trabalhos: 14 a 31 de agosto/2017.
- Período de divulgação dos trabalhos selecionados no site www.fsanet.com.br: 1 a 15 de setembro/2017
5. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NA SEC 2017
a. Comunicação individual (para autores. Apresentação oral e/ou banner)
b. Participante (Ouvinte)
5.1 INSCRIÇÕES NAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NA SEC 2017
5.1.1 CATEGORIA PARTICIPANTE (OUVINTE):
5.1.1.1 Todos os participantes da XV SEC 2017 da Faculdade Santo Agostinho devem se inscrever por meio da modalidade online, no link disponível no site www.fsanet.com.br. Preencher o formulário eletrônico e pagar a taxa no período especificado neste edital.
5.1.1.2 Taxas. A inscrição na XV SEC 2017 só será efetivada mediante pagamento da taxa de inscrição. Investimento: Valor: R$ 30,00 (para alunos); R$ 40,00 (profissionais). O boleto de pagamento será gerado após o cadastro. A taxa de inscrição assegura ao participante o direito de comparecer ao evento, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho.
5.1.1.3 Certificados de participantes (ouvintes). Somente os participantes inscritos terão direito a certificados. Os participantes terão direito a certificados com 40h de atividades. É necessário o registro diário das participações dos ouvintes nas atividades programadas. Os certificados, desta categoria, serão disponibilizados na plataforma de inscrição, após a conclusão do evento.
5.1.2 CATEGORIA AUTOR
5.1.2.1 As apresentações de trabalhos estão limitadas a dois formatos: a) comunicação individual e b) banner / poster. Podem se inscrever nessa modalidade graduandos, graduados, pós-graduandos ou pós-graduados. As propostas devem ser vinculadas, pelo(s) autor(es), a uma das áreas de conhecimento disponibilizados pela comissão organizadora do evento.
5.1.2.2 Certificados de apresentação de pesquisas (autoria). Somente os participantes que estiverem regularmente inscritos e presentes no evento, na data, horário e local especificado pela organização, terão direito a este certificado (sem registro de carga horária). Os comunicadores inscritos nessa modalidade também irão receber certificado de 40h/a, referente à inscrição no evento. A entrega dos certificados, desta categoria, será após a apresentação dos trabalhos, na data, horário e local do evento.
5.1.3 CATEGORIA MONITOR (COLABORADOR DA ORGANIZAÇÃO)
5.1.3.1 A atividade de Monitoria no evento Semana Científica será desenvolvida com orientação dos profissionais do Núcleo de Comunicação da FSA, com apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE) e as coordenações dos cursos de graduação e licenciatura da Faculdade Santo Agostinho, tendo por finalidade contribuir com a formação do discente, por meio da integração das atividades de iniciação à docência nas áreas de ensino, iniciação cientifica e extensão. A referida atividade terá um edital próprio, publicado no site www.fsanet.com.br
5.1.3.2 Durante a ocorrência da Semana Científica 2017, cada monitor terá que desenvolver suas atividades em 4 h/a diária, em um dos três turnos disponíveis (manhã, tarde ou noite), no período de 2 a 6 de outubro de 2017, sendo o turno manhã, de 8h às 12h; turno tarde, de 14h às 18h; e turno noite, de 18h às 22h. O horário escolhido deve ser compatível com a disponibilidade acadêmica do aluno, sendo inviável o desempenho de atividades no mesmo horário em que esteja comprometido com sala de aula e outras atividades acadêmicas ou profissionais.
5.1.3.3 O controle das atividades de cada monitor será feita mediante documentos de frequência, assiduidade e pontualidade. Os dados serão confrontados. A ausência não justificada, falta de assiduidade e pontualidade poderão reduzir a carga-horária ou inviabilizar o recebimento do referido certificado de monitoria.
5.1.3.4 Os monitores iniciarão suas atividades em junho de 2017, contribuindo com a divulgação da Semana Científica 2017 da FSA, dentro e fora da instituição, constituindo, ao final, certificado de 80 h/a, identificando-o como Membro da Comissão de Organização do Evento na função de Monitor. Além deste certificado, o monitor da SEC 2017 terá seu nome registrado na ficha técnica do livreto ANAIS da Semana Científica FSA, como Membro da Comissão de Organização do Evento na função de Monitor. Os certificados desta categoria serão entregue após o evento.
6. ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
6.1 Somente participantes previamente inscritos e após o pagamento da taxa de inscrição poderão submeter trabalhos científicos à XV SEC 2017 da Faculdade Santo Agostinho.
6.2 Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido submetidos anteriormente em outros eventos científicos. O texto deve estar digitado rigorosamente conforme as normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às Normas Técnicas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.
6.3 Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo estabelecido.
6.4 Os participantes devem fazer a submissão de trabalhos científicos na plataforma do evento, disponível no site www.fsanet.com.br no prazo especificado.
6.5 Na hipótese de haver coautoria, o relator do trabalho é identificado no processo de submissão de trabalho (é quem inscreve o trabalho na plataforma). Os demais autor(es) inclusive professor(es) orientador(es), terão direito a certificado, contanto que também façam sua inscrição no evento. Os certificados na categoria “Relator” serão entregues após a apresentação dos trabalhos.
6.6 A seleção dos trabalhos científicos inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas nas áreas específicas. Os trabalhos que não atenderem às normas científicas e aos padrões do evento serão recusados.
6.7 Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos da SEC 2017, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Faculdade Santo Agostinho o direito de reprodução dos referidos trabalhos nos Anais da Semana Científica, que serão disponibilizados, no formato PDF, na plataforma de periódicos da FSA (http://www4.fsanet.com.br/revista/).
6.8 Cada autor submeter apenas um (1) trabalho no evento, podendo participar ou ser citado em diferentes trabalhos na condição de coautor. Na condição de "relator", deverá ser citado em apenas um trabalho.
6.9 Cada trabalho poderá constar, no máximo, até OITO (8) coautores, sendo discentes e o(as) professor(as) orientador(as). Para efeito de registro da produção científica no lattes e para o correto registro no certificado, os autores deverão registrar, no texto a ser submetido, o nome completo (sem abreviações), seguido do rodapé, da correspondente titulação, instituição de ensino a qual está vinculado e o seu endereço de email (conforme modelo padrão da SEC 2017). No momento da submissão, os autores deverão estar com suas taxas pagas.
7. MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:
Os trabalhos científicos inscritos na XV SEC 2017 deverão ser apresentados em forma de artigo, obedecendo às seguintes modalidades:
a) Revisão bibliográfica/ Revisão de Literatura / reflexão teórica: caracteriza-se por uma análise meticulosa e ampla de temas a partir de publicações correntes em uma determinada área do conhecimento, verificando-se como tais temas são abordados e analisados em estudos anteriores.
b) Estudo de caso: trata-se de um método qualitativo de investigação, que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar aspectos relacionados ao fenômeno estudado, seja compreendendo, explorando ou descrevendo acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão envolvidos ou interagindo simultaneamente diversos fatores.
c) Relato de experiência: caracteriza-se pela descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência acadêmica ou profissional, devidamente correlacionada com a reflexão teórica, que possa contribuir para a discussão, a troca de conhecimentos e a proposição de novas ideias, bem como a exposição de dificuldades, enfrentamentos e soluções encontradas no campo da pesquisa.
d) Pesquisa de campo: caracteriza-se pela pesquisa que procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem realmente. Segue-se à observação, a coleta de dados referentes aos fenômenos observados, e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
e)Memorial descritivo (Audiovisuais, Fotografias, Pesquisas e Softwares Educativos): Pesquisas ou trabalhos de intervenção concluídos ou em andamento podem ser apresentados na forma de “memorial descritivo”, documento dissertativo que detalha todas as etapas, metodologias e fundamentações teóricas utilizadas na realização do trabalho.
f) Sessões Especiais (Cases e relatórios de ações de Extensão, Estágios, Intervenções): Apresentação de painéis com experiências e ações institucionais realizadas por empresas, indústrias, universidades, prefeituras, ONGs, associações e sindicatos, visando interagir com o meio acadêmico e discutirem suas ações junto à comunidade acadêmica.
8 FORMATO DAS COMUNICAÇÕS CIENTÍFICAS:
* Os trabalhos devem ser inscritos exclusivamente no formato banner (1,30cm x 0,90 cm). Confira nas normas, o padrão de formatação dos trabalhos. Os trabalhos selecionados para o evento serão previamente divulgados no site www.fsanet.com.br.
* A apresentação de trabalhos em formato banner / pôster será realizada por apenas um dos autores. O relator deve permanecer no referido local, na data e horário especificado, para responder aos possíveis questionamentos efetuados pelo comitê científico e demais participantes. Após o período de exposição, os autores devem levar seus materiais.
9 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os artigos científicos devem ser apresentados em Painéis/Pôsteres/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital.
- NBR 6022 de 2003 apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico;
- NBR 6023:2002 –Informação e documentação – Referências – Elaboração;
- NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;
- NBR 6028:2003 – Informação e documentação - Resumo – Apresentação;
- NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
9.1 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Antes de prosseguir, faça o download obrigatório do MODELO a ser seguido para montagem dos trabalhos submetidos à Semana Científica (item 7, desde edital). O arquivo NÃO deve ser fechado em pdf, sendo necessário que o mesmo esteja no formato "doc." (word), para sua diagramação no livreto ANAIS.
O artigo científico deve conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas com texto corrido, separado por tópicos à escolha do autor, usando-se a fonte Times New Roman, e obedecendo à seguinte estrutura:
• Título completo. Fonte Times New Roman, em corpo 14, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras;
• Após o título, nome completo do(s) autor(es) e ao lado a sigla da instituição a qual está(ão) vinculado(s);
• A nota de rodapé é obrigatória, constando os seguintes dados:
¹ Trabalho apresentado na XV Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho – SEC 2017, evento realizado em Teresina, de 2 a 6 de outubro de 2017.
2 Nome do autor completo (seguido do crédito. Exemplo: aluno do curso de ......, na Faculdade Santo Agostinho).
(Cada autor deve estar identificado com sua respectiva titulação, instituição de ensino a qual está vinculado e o seu endereço de email. Opcionalmente, devem-se informar as fontes de apoio financeiro à pesquisa).
• Resumo. (Segue-se abaixo dos autores, sendo um texto justificado, sem parágrafos, escrito na língua escolhida para o trabalho. O resumo deve ressaltar o tema, o problema da pesquisa, o objetivo, o método usado, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Obrigatório: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Admite-se o resumo com o tamanho aproximado de 250 palavras (extensão máxima, correspondendo a cerca de 20 linhas).
• Palavras-chave, que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Usar fonte Times New Roman em corpo 12. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos. As palavras-chave também devem estar na versão da língua selecionada para o texto.
• Corpo do texto, que deve se possuir as seguintes partes (nomeadas adequadamente pelo autor, a seu critério): introdução, desenvolvimento e considerações finais, sendo o texto elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas anteriormente, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas. Máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações, assim distribuídos, de acordo com o tipo de trabalho. As referências também devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002.
9.1.2 NORMAS DA ABNT: os artigos submetidos à seleção devem estar de acordo com as regras da ABNT e já revisados em relação à Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa. As referências devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002.
9.1.3 INEDITISMO: todos os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não devem estar em avaliação para publicação por nenhum outro veículo. Por inédito considera-se trabalho não publicado em nenhum periódico, impresso ou virtual.
9.1.4 AUTORIA e COAUTORIA: os artigos poderão ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, oito (08) coautores, discentes e docentes, podendo assinar nessas formas de autoria, graduandos, graduados e estudantes Pós-Graduação, bem como, profissionais das áreas de atuação especificadas. Poderão participar, ainda, autores e profissionais não vinculados às instituições de ensino superior.
9.1.5 PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À SEC: Os resumos submetidos e aprovados pela comissão científica da Semana Científica da FSA serão publicados nos Anais do referido evento; os artigos completos submetidos à XV SEC FSA 2017 serão publicados na íntegra na seção das revistas da Faculdade Santo Agostinho, ficando disponíveis no link: http://www4.fsanet.com.br/revista/
9.1.6 DECLARAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA
Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências envolvendo seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, se o trabalho está em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e animais. A pesquisa a ser publicada deve apresentar termos de consentimento livre e esclarecido, a constar nos anexos e/ou apêndices. Verifique as normas no link: http://www.fsanet.com.br/institucional/comite-de-etica
9.2 ESTRUTURA DO PAINEL/POSTER/BANNER:
O pôster é uma comunicação científica que tem o objetivo de demonstrar as informações e dados mais relevantes da pesquisa científica.
O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:
I. Título do trabalho
II. Autores (filiação institucional)
III. Introdução (contendo: tema, justificativa breve e problema da pesquisa)
III. Objetivos
IV. Metodologia
V. Desenvolvimento (ou discussão)
VI. Resultados
VII. Considerações Finais / Conclusão
IX. Referências (relação das fontes bibliográficas, seguindo a NBR 6023, de 2002).
9.2.1 Informações sobre a apresentação dos banners:
• Data da apresentação: os organizadores da Semana Científica colocarão à disposição os espaços para afixarem os painéis, cabendo aos autores estarem na data, horário e local aprazado pela organização, portando seus pôsteres, sendo o mesmo recolhido após esse momento do evento.
• Formato: o pôster/banner/painel deve ter a seguinte dimensão: 1,20 cm de altura por 0,90 cm de largura (1,20 x 0,90 cm). Nos trabalhos vinculados à Faculdade Santo Agostinho devem constar a logomarca FSA. Os banners que excederem essas medidas não poderão ser afixados. Também não se admite afixação de cartazes/banners/posters em formatos não previstos. Na confecção do texto, prefira fontes de formatos maiores, como por exemplo, 70 pt para o Título; 34 pt para os cabeçalhos e 24 pt para o texto.
• Avaliação dos banners: cada pôster ficará exposto durante a data, horário e local aprazado pela organização, sendo aberto para visitação pública e avaliação das Comissões Científicas, que farão, no momento da visita, questionamentos aos autores sobre seus respectivos trabalhos.
10 INFORMAÇÕES E CONTATO
A organização da XV SEC FSA 2017 pode ser contatada por meio dos seguintes meios:
Faculdade Santo Agostinho: av. Valter Alencar, 665 – Bairro São Pedro, Teresina –PI.
Telefone (86) 3215-8721 (NUCOM); 3215-8723 (NUAPE)
E-mail: sec@fsanet.com.br
Site: www.fsanet.com.br
11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FSA reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nas normas expressas neste edital.
Teresina (PI), 06 de junho de 2017