Apresentação
Atualmente, esforços para garantira segurança do paciente nas unidades hospitalares são amplamente discutidos entre os profissionais de saúde. Os erros na prescrição podem levar danos ao paciente e, quando evitados, asseguram uma terapia de melhor qualidade e menor tempo de internamento. Uma das formas de evitá-los é a validação e análise crítica da prescrição.
A prescrição deve ser apropriada, com doses adequadas em intervalos bem definidos nos parâmetros internos, durante o tempo indicado de tratamento e é necessário garantir que os medicamentos sejam seguros, eficazes e com qualidade. Prescrições de difícil interpretação, bem como com ausência de padronização da nomenclatura dos medicamentos prescritos, uso de abreviaturas e presença de rasuras, são fatores que contribuirão para a ocorrência de erros. Para evitá-los é necessário ações de alerta sobre os erros mais frequentes e os danos que podem causar ao paciente, estabelecendo-se assim uma cultura de comunicação interdisciplinar mais coesa e promoção de um plano de educação continuada, não excluindo a promoção de cursos, treinamentos, entre outras ações.
Devido aos diversos erros potenciais relacionados à prescrição médica, a análise prévia da prescrição antes do uso dos medicamentos pelo paciente se faz uma ferramenta importante, pois auxilia na minimização dos possíveis danos ao paciente. Diante disso, foi idealizado e estruturado este curso de forma a abranger os aspectos relacionados à validação das prescrições em unidades hospitalares, contribuindo para a redução dos eventos adversos, aumento da qualidade assistencial, diminuição dos custos hospitalares e promoção do uso racional de medicamentos.