Seletividade Alimentar: Condução e Prática Nutricional

Apresentação

O Curso de Seletividade alimentar: Condução e Prática Clínica, tem como objetivo geral aplicar os procedimentos envolvidos na seletividade alimentar.

Sabe- se que a recusa alimentar é um comportamento típico da primeira infância, caracterizado por comportamentos como: fazer birras, demorar a comer, tentar negociar o alimento que será consumido, levantar da mesa durante a refeição e beliscar ao longo do dia. No entanto, parece haver crianças que persistem com comportamentos peculiares até meados da infância ou continuam pelas demais fases da vida. Esses comportamentos seriam definidos como seletividade alimentar (SA), que é caracterizada por um consumo alimentar altamente limitado e extrema resistência em experimentar novos alimentos. Esse tipo de comportamento resulta em uma limitação das atividades sociais relacionadas à alimentação .Os dados de prevalência de SA são escassos, mas vêm sendo caracterizados nas percepções e relatos de pais e cuidadores. Segundo eles, a seletividade seria mais frequente em crianças de 4 a 24 meses (19% a 50% dos casos).A Seletividade Alimentar caracteriza-se pela tríade: pouco apetite, recusa alimentar e desinteresse pelo alimento. Essa combinação pode provocar uma certa limitação a variedades de alimentos ingeridos, além disso provoca um comportamento de resistência em experimentar novos alimentos. A limitação de variedades na hora da refeição pode agregar carências nutricionais e prejudicar o organismo, pois a ingestão de macro e micronutrientes está estreitamente relacionada com a ingestão de energia e bom funcionamento do organismo. Portanto, a seletividade alimentar constitui uma problemática relevante e deve ser trabalhada com muito destaque, pois pode propiciar o surgimento de deficiências nutricionais graves, prejudicando o processo de desenvolvimento de crianças. Logo, torna-se primordial a abordagem multiprofissional, envolvendo médicos especializados e nutricionistas capacitados com vistas a oferecer um tratamento/Manejo nutricional adequado e aconselhar familiares sobre o comportamento de seus filhos durante as refeições.

Assim, de forma mais detalhada, o Curso busca de forma prática e objetiva: Reconhecer o papel do nutricionista na abordagem multiprofissional na seletividade alimentar; Identificar as causas e consequências da seletividade alimentar; Abordar o manejo nutricional ao paciente com seletividade alimentar, onde esse último objetivo será contemplado de forma bem prática, por meio de uma Oficina prática no Laboratório de Técnica Dietética do UNIFSA.

 

Data Realização:

10/05/2024 (presencial - 4hs - 8:00 às 12:00 - Sala de Inovação (sede UNIFSA) 

11/05/2024 (presencial 4h das 8:00 às 12:00 ( Laboratório de técnica dietética - anexo I)

11/05/2024 (presencial - 4hS - 14:00 às 18:00 - sala 208 (sede UNIFSA) - sala  (sede)