A CARTOGRAFIA E A LEITURA DO ESPAÇO URBANO – Utilização da plataforma My Maps (Google) para a produção de mapas temáticos

Apresentação

Os mapas fazem parte do cotidiano dos cidadãos que, diariamente, se locomovem e precisam se localizar espacialmente. São fontes e instrumentos de produção de informações e de análises do espaço urbano, o que resulta em dados sociais, morfológicos, ambientais, possibilitando assim, a discussão e o planejamento do uso dos espaços de acordo com potencialidades, restrições e probabilidades.

Assim, é ímpar afirmar que a cartografia está diretamente vinculada à produção do espaço, pois é instrumento de orientação de diagnósticos, políticas públicas e das ações governamentais e civis.

Neste sentido, propõe-se a aplicação da plataforma My Maps, do Google, gratuita, já utilizada pela prefeitura de Teresina, por meio do setor Agenda 2030, para a produção de mapas temáticos, ou seja, representações gráficas e visuais de dados já disponibilizados (dados abertos) ou a serem produzidos pelos discentes.

A plataforma, online, possibilita a produção de mapas de maneira mais rápida, e permite atualizações constantes, justamente, para acompanhar o desenvolvimento das cidades e as mudanças diárias provocadas pelo uso do espaço.